sábado, 30 de julho de 2011

O dia em que o "Vento Forte do Levante - Solano Trindade" passou por Caxias...

O dia em que o Vento Forte do Levante passou por Duque de Caxias - 27/07/11
Zinho, da dinastia Trindade.
Dutra, El Loko!
HB, El Maestro

Do Cangulo, enlamçado, abandonado, ignorado, desvalorizado para a telona, e depois para o mundo!

Cangulo, representado!

Como diria nossos amigos corintianos, Bando de Loucos!
A legenda tai em cima!
 Caros Amigos, poderia falar muitas coisas sobre a estréia do documentário de "Vento forte do Levante" de Rodrigo Dutra, mas prefiro compartilhar essas palavras, que resumem o que foi aquela noite:


"É a saga do povo que agora se repete
onde houver injustiça sempre haverá um rebelde
eles tem medo de nós porque somos a maioria
a burguesia sofre de guetofobia"
Dugueto Shabazz

Uma noite para Duque de Caxias, e a Baixada Fluminense não esquecer. Há três anos só tinhamos a idéia de que Duque de Caxias tinha uma dívida com o nome de Solano Trindade, talvez agora esteja um pouco menor.

O "Vento forte do Levante - Solano Trindade" provou que as pessoas que fazem a cultura nessa cidade são capazes de fazer produzir de forma independente, e porque não revolucionarimente. 
Buscamos sim, o apoio oficial, e mais uma vez parece que a Cultura não é prioridade dos governos, seja qual for a cor dele. Mas assim como foi a história de Solano Trindade de marginalização ideológica, quis o destino que estreiassemos completamente independentes.

O importante que foi uma noite linda, para o povo de Duque de Caxias, para todos que acreditam que há é possível nos levantemos inspirados por um VENTO FORTE!

Paz a todos! 

terça-feira, 26 de julho de 2011

O vento forte do Levante vem de Duque de Caxias!

“Vento forte do Levante – Solano Trindade”

Quando pensamos na Biblioteca Comunitária no Cangulo, não havia outro nome homenagear do que Solano Trindade. Uma varanda, centenas de livros, um nome e a Esperança de que a partir dali faríamos ecoar em Duque de Caxias a importância que Solano tinha não somente para nossa cidade, mas para todo o Brasil.

E quando pensamos num documentário sobre Solano Trindade, não hesitamos em convidar Rodrigo Dutra, não somente por sua petulância política, ou pela veemência de suas atitudes e posições, mas pela ligação mais que ideológica com Solano, é a aspiração do sonho de uma sociedade justa e solidária que Solano também tanto acreditou e lutou.
          
Amanhã, numa Solanidade  “Vento forte do Levante” vem coroar uma nova geração que mais do que nunca se inspira em Solano, não somente porque ele foi e continua sendo o Poeta do Povo, mas essencialmente é o que mais representa o novo pulsar cultural de Duque de Caxias. Resistimos com nossas próprias forças, mas a abnegação e compromisso com suas raízes nos inspira a continuar lutando, não somente por Solano Trindade se fazer vivo em nossas mentes, mas por todos aqueles que ainda acreditam num Vento forte do Levante ainda é possível!

Antonio Carlos de Oliveira
Caminhante Sonhador

 

domingo, 17 de julho de 2011

Posse da Diretoria do Banco Comunitário de Saracuruna - o 1º da Baixada Fluminense


Julio, Presidente
Sr. Domingos, vice-presidente.


Diretoria, Conselho Fiscal e Equipe IEES - UFF
 Saracuruna será referência na luta por uma Economia Solidária. 

Tomou posse no dia 18 de Junho, na Associação de Moradores do Parque Esperança em Saracuruna, a Diretoria e o Conselho Fiscal do Banco Comunitário de Saracuruna, que terá como moeda social o "Saracura". 

O Projeto é uma parceria da Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária da Universidade Federal Fluminense – IEES-UFF  e os movimentos populares de Saracuruna e apoiada pela AMPLA.

o Banco Comunitário de Saracuruna, será o 1º da Baixada Fluminense, e nasce com o respaldo de vários movimentos populares que farão parte da diretoria do Banco, como nossa Biblioteca, Associação dos Aposentados de Saracuruna e a Associação de Moradores do Parque Esperança.

Em breve realizaremos uma audiência pública para apresentarmos com mais detalhes à o projeto à toda comunidade, principalmente os comerciantes. Todos poderão se associar e contribuir para que nosso banco cresça e se fortaleça ainda mais.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Estréia do documentário "O Vento forte do Levante - Solano Trindade" - Teatro Raul Cortez - 27/07



É com imensa alegria que informamos que o documentáirio 

"O Ventro Forte do Levante - Solano Trindade"
www.ventofortedolevante.blogspot.com
está com estréia marcada para o dia:

27 de julho, às 19hs, no Teatro Raul Cortez - Duque de Caxias.

O documentário é uma produção da ANGUTV!, e co-produção da Biblioteca Comunitária Solano Trindade,

Centro de Referencia Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias e do Núclero de Identidado Brasileira e
História Contemporânea /UERJ.

E tem como apoio o Cine Clube Mateu com Angu e o Portal Baixada Fácil.

Esperamos todos lá! Paz a todos!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Feira Literária de Paraty (Flip) - Encontro de Pontos de Leitura e Biblioteca Comunitárias


Caros Amigos,
A Biblioteca Comunitária Solano Trindade, como Ponto de Leitura estará na Feira Literária de Paraty (Flip) levando um pouco da nossa luta aqui em Duque de Caxias, não sobre a REDE ESTADUAL DE BIBLIOTECAS COMUNTARIAS, mas também da construção do Plano Municipal de Livro e Leitura.
É o Cangulo numas das Feiras Literárias mais importantes do cenário cultural Internacional.
Paz a todos!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

1º Encontro de Construção do Plano Municipal do Livro e Leitura de Duque de Caxias - 02/07/11 - SME-DC

Profª Elisa Machado (SNBP-FBN), Prof. Antonio Carlos (BCST) e a Profª Rita Carino (SEE-RJ)
Jean Mano e as crianças da Biblioteca Comunitária Solano Trindade
Prof. Gutemberg Cardoso (Secretário de Cultura e Turismo), Prof. Rosely e a Profª Miryam (Secretária e Sub-secretárias de Educação de Duque de Caxias)
Profª. Elisa Machado, Coordenador do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional
Biblioteca Comunitárias: Solano Trindade e Vila Aracy e Livro de Rua
Movimento Baixada Literária
Prof. Antonio Carlos e a Profª Elisa Machado

Antonio (BCST), Luciana e Isabel (SMCT-DC) e Felipe (SME-DC) - Coordenação PMLL-DUQUE DE CAXIAS
  No dia 02 de julho, Duque de Caxias viveu um momento histórico.
Essa foi um das frases mais repetida na Secretaria de Educação de Duque de Caxias, o 1º Encontro de Construção do Plano Municipal de Livro e Leitura começou a ser esboçado num simples ato de nos reunirmos e entendermos que é necessário construirmos juntos, Estado e Sociedade civil, um conjunto de Políticas Públicas do Livro e Leitura para Duque de Caxias.
Para nós das Bibliotecas Comunitárias, foi uma  vitória, não só simbólica, mas política, pois nos afirmamos no cenário da cidade como uma força organizada, e agora reconhecida pelos poderes públicos, e em todas as esferas, tanto federal, estadual e municipal.
Tivemos atos e discursos de comprometimento de todos que estiveram presentes, como a Secretária de Educação, Profª  Roseli, e o Secretário de Cultura, Prof. Gutemberg Cardoso. Isso mostra a vontade política do Governo Municipal em construir junto com a Sociedade o Plano Municipal de Livro e Leitura (PMLL) e depois encaminha-lo para o Prefeito para sancioná-lo.
Logo de início podemos destacar no discurso do Secretário de Cultura, Prof. Gutemberg a humildade em salientar o papel essencial do Prof. Antonio Carlos, coordenador da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, que levou ao secretário a necessidade da cidade começar a discutir a elaboração do PMLL, que prontamente foi aceito e iniciado os trabalhos para a realização do evento.
Em seguida a representante da Secretaria Estadual de Cultura (SEE-RJ), Rita Carino, destacou em sua fala a disposição da SEE em apoiar nossa iniciativa, e apresentando as ações na área do Livro e Leitura da SEE que poderão fortalecer ainda mais nosso esforço em apoiar o PMLL, como editais e projetos de financiamento de inciativas de incentivo à leitura, tanto nas escolas, quanto nas bibliotecas pública e comunitárias.
Para abrilhantar ainda mais nosso  encontro,  Profª Elisa Machado, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional (SNBP-FBN), animou ainda mais nosso esforço quando ela se colocou institucionalmente e pessoalmente a disposição de nossa luta. Isso significa que teremos canal direto com a Biblioteca Nacional apoiando nossos esforços, se subsidiar, não só teoricamente, mas politicamente na construção de uma rede em prol do Livro e da Leitura, e chamou a atenção para acrescentarmos mais um “L”, incorporando a Literatura nas próximas ações.
Após,o coffee-break, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, ouvimos a apresentação do Movimento Baixada Literária que vem trabalhando incansavelmente para fomentar nos municípios da Baixada a construção de seus respectivos PMLL’s.
Demos um pequeno passo em direção  ao nosso PMLL, mas avançamos muito, pois inéditamente conseguimos  reunir num primeiro encontro o apoio do governo federal, estadual e municipal.
Através de nota a Secretária Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a Profª Maria Antonieta Antunes Cunha , afirmou: “Impossibilitada de comparecer no evento deste sábado (02/07), por compromissos agendados anteriormente ao convite de Duque de Caxias, gostaria de felicitar essa Biblioteca (Solano Trindade) e o Município por seu empenho  para se criar o Plano Municipal do Livro e da Leitura, tornando-se um exemplo fundamental para outros tantos que, muitas vezes maiores, elegem prioridades menos importantes do que o desenvolvimento de uma sociedade leitora.Saiba que pode contar com a equipe do PNLL e comigo em particular, em outro momento em que estejam discutindo seu Plano, a partir de agosto.”
Podemos afirmar que estamos levando à risca o lema do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), em que diz “Estado e Sociedade atuando pelo desenvolvimento da Leitura no Brasil”, e aqui em Duque de Caxias começou pela Biblioteca Comunitária Solano Trindade, no Cangulo, e que cabia a nós não nos furtamos, provocamos o debate, mas vamos construir juntos, para que Duque de Caxias seja exemplo para o Brasil.
Cangulo, 04 de Julho de 2011.
Biblioteca Comunitária Solano Trindade

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Informe - Aulas do Pré-vestibular Comunitário

Devido ao I Encontro de Construção do Plano Municipal de Livro e Leitura de Duque de Caxias, em que muitos colaboradores de nossa biblioteca estarão envolvidos cancelamos a aula do Pré-vestibular Comunitário desse sábado (02/07).
Desculpe-nos de não termos informado com antecedência, mas a semana foi intensa na divulgação do Encontro, e na articulação para levarmos o máximo de pessoas.
As aulas voltam ao normal no dia 09/07, e vamos estudar a possibilidade de esterdermos ao horário da manhã para recuperamos esses dias parados.
Certos de vossa compreensão, agradecemos o apoio.
Coordenação.