segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lançamento do livro infantil "Frederico" de Hellenice Ferreira e ilustrações de Martha Werneck no Dia Nacional do livro infantil

Viver momentos especiais, todos podem viver. Fazer efetivamente que aconteçam é um privilégio de poucos. Duque de Caxias viveu esses momentos, e nosso trabalho aponta para que não passem de momentos. No último dia 18, na Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, comemoramos o Dia Nacional do livro infantil, em homenagem ao dia de nascimento de um de nossos grandes escritores: Monteiro Lobato.


Mas não comemoramos por mero cumprimento de calendário, comemoramos em grande estilo, com um porte de uma cidade grande, que é grande não por ter quase um milhão de habitantes, mas grande por ter entre seus moradores uma pessoa com sensibilidade e carinho como Hellenice Ferreira, que nos proporcionou o privilégio de no Dia do Livro Infantil, lançarmos seu “Frederico”, uma viagem de amor e carinho de uma experiência vivida por uma menina vivida nos montes de nossa cidade.


Essa história ganhou traços mágicos nas mãos de Martha Werneck que ilustrou o livro de forma emocionantemente sensível, e que nos presenteou com a exposição de suas pranchas originais nos proporcionando uma viagem ainda mais intensa. Recebemos em nossa Biblioteca Infantil, no 1º piso, quase 250 pessoas.


Estavam representados, com grupos em média de 12 crianças cada, as Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias (Solano Trindade, PROFEC, Chocobim, Igreja Ortodoxa e Vila Aracy), Escolas municipais, escolas particulares, Museu Vivo do São Bento, Câmara Municipal de Duque de Caxias, Defesa Civil de Duque de Caxias, Fórum Cultural da Baixada Fluminense, Agentes de Leitura, Casa Brasil de Imbariê, Bibliotecas Públicas (Imbariê, Jardim Primavera e Xerém), artistas plásticos e produtores culturais. 


Foi uma celebração à cultura e ao povo de nossa cidade, num dia que a maioria das cidades do Brasil celebravam de forma geral nossa riqueza cultural. 

Martha Werneck, Prof. Antonio Carlos e Hellenice Ferreira
“Frederico” de Hellenice Ferreira, não é uma viagem literária, é um marco na política de livro e leitura de Duque de Caxias, pois trabalharemos para de um novo tempo, não só para os amantes do livro, mas para aqueles que ainda não descobriram o prazer da leitura.

Prof. Antonio Carlos - Coordenador de Políticas de Livro e Leitura de Duque de Caxias
fotos: Site da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Evento em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil na Praça do Cangulo

Na semana em que o Brasil comemora o Dia Nacional do livro infantil (18/04) não podíamos deixar de ir as ruas e apresentar a leitura e a literatura nacional. 
Na Praça do Cangulo no último dia 20/04 promovemos um evento de libertação de livros e mediação de leitura. As mediadoras Lady Pires, Andreia Pereira e Cyntia Mattos apresentaram e mediaram vários livros. Ao final do evento foram distribuídos gratuitamente centenas livros, foram presenteados com uma poesia de Solano Trindade. O evento contou com a participação da Agente de Leitura de Duque de Caxias, Karine Nascimento, que contou histórias e distribuiu livros para as crianças. O evento contou com o apoio da Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, coordenada pelo Prof. Antonio Carlos, que doou os livros para serem distribuídos no evento. 






















Inscrições abertas para as oficinas de Mediação de leitura

As inscrições para as oficinas de mediação de leitura estão abertas. 
As oficinas são realizadas as terças e quintas, em dois horários: na parte da manhã de 9 às 11hs, e na parte da tarde as 15 às 17hs. 
Os responsáveis devem procurar a Andreia, na secretária da biblioteca de segunda a sexta sempre de 8 às 17hs munidos de comprovantes de residência, rg do responsável e certidão de nascimento do inscrito. 
As oficinas são dirigidas pelas mediadores Lady Pires e Cyntia Mattos. 








segunda-feira, 15 de abril de 2013

Lançamento do livro infantil "Frederico" de Hellenice Ferreira, e ilustrações de Martha Werneck

É com muita alegria que a Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, convida a todos para o lançamento do livro infantil "Frederico" de Hellenice Ferreira, é um grande privilégio e orgulho no Dia Nacional do Livro Infantil lançarmos um livro de uma escritora de nossa cidade. E mais, teremos uma exposição com as pranchas originais de ilustradora do Livro, Martha Werneck. Dia 18, às 14h30min na Biblioteca Governador Leonel De Moura Brizola.